A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.
Adultos estão vivendo mais do que nunca. Sentimo-nos vitais, somos ativos e queremos que nosso corpo espelhe a mente e o coração jovens. A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.
Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação. Basicamente qualquer movimento facial pode eventualmente levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.
A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar ainda mais os resultados. Esta combinação de terapias pode ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.
A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas na verdade é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar.
Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento.
Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo cuidadosamente os músculos específicos, seu médico enfraquece apenas os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora normalmente dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem
Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:
• Hematomas e dor no local da injeção;
• Vermelhidão;
• Dor de cabeça;
• Sintomas gripais;
• Náuseas;
• Fraqueza temporária facial ou ptose;
• Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.
ATENÇÃO: O cirurgião plástico é o profissional qualificado para realizar o procedimento com o menor risco possível e é treinado para tratar qualquer eventual complicação. A segurança do paciente vem sempre em primeiro lugar!
A toxina botulínica tem sido cada vez mais usada tanto para a prevenção do aparecimento das rugas como parano tratamento das mesmas, portanto, atualmente ela pode ser indicada em uma faixa de idade muito ampla.
A sua aplicação porém não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. Sua espessura de pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para você.
O custo de cada procedimento, cirúrgico ou não, é individualizado. Vários aspectos são levados em conta para a definição do valor para cada paciente, por isso, a avaliação em consulta médica por um profissional qualificado é tão importante.
Preenchimentos dérmicos injetáveis são usados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.
Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos dérmicos podem ser a resposta. Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto podem ser repetidos.
Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento tal como injeção de toxina botulínica. Seu cirurgião plástico irá avaliar suas necessidades e recomendar o tratamento adequado às suas necessidades e expectativas.
Preenchimentos dérmicos são excelentes para rejuvenescer a aparência da face, mas não param o processo de envelhecimento. Se você quiser uma solução permanente, converse com seu médico sobre facelift e lift de sobrancelhas.
Algumas pessoas optam pelo facelift líquido até que um lifting cirúrgico seja mais apropriado. É uma ótima maneira de ver algumas mudanças e melhorias em sua aparência tal como a redução de rugas da testa, até que esteja pronto para uma opção cirúrgica permanente.
As principais maneiras de realizar um preenchimento cutâneo hoje em dia são através de enxerto de gordura e de preenchedores a base de Ácido Hialurônico ou Hidroxiapatita de Cálcio.
A Gordura humana, também conhecida como gordura autóloga, é colhida a partir de seu próprio corpo. Usar sua própria gordura requer um procedimento mais extenso que os demais procedimentos de preenchimento injetável pois, primeiramente, você deve se submeter à lipoaspiração para extrair gordura antes da injeção. Elimina-se o risco de reação alérgica ou rejeição pelo corpo quando se utiliza a própria gordura. É sabido que nem todas as células vivas de gordura sobrevivem quando transplantadas para um novo local. Pode-se esperar uma taxa bastante elevada de reabsorção. Assim, seu médico irá provavelmente sobrecarregar a área a ser tratada. A princípio pode ficar com aparência anormal mas logo recupera a aparência normal e você desfrutará de um novo visual. Quando o médico extrai esta gordura através de lipoaspiração, é possível que haja mais gordura que o necessário para uma aplicação. A gordura pode ser armazenada para retoques.
O ácido hialurônico é também uma substância natural encontrada em seu corpo.
Concentrações elevadas são encontradas em tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos. É encontrado também em algumas cartilagens e fluidos articulares, assim como no tecido da pele. Se o nome soa familiar é porque a mesma substância é freqüentemente injetada nas articulações de pessoas com artrite para aliviar a dor. O ácido hialurônico não é derivado de origem animal. As marcas incluem: Captique, Esthélis, Elevess, Hylaform, Juvederm, Perlane, Prevelle, Puragen e Restylane.
A hidroxiapatita de cálcio, o mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos como o sulco nasogeniano, as linhas de marionete e as linhas de expressão. Também é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água. As marcas incluem: Radiesse, Radiance.
Ácido poliláctico é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, aumentar os lábios e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses. As marcas incluem: Sculptra, New-Fill
Não há inatividade quando se realizam procedimentos com preenchimento dérmico. Você pode retomar a maioria das atividades imediatamente. Lembre-se de não esfregar a área tratada de modo que o material de preenchimento permaneça intacto. É provável que haja um pouco de inchaço ou hematomas, no entanto desaparecem em poucos dias. Se você optar por gordura humana como preenchimento, a princípio você vai notar uma aparência “mais cheia”. No entanto dentro de algumas horas ou, em alguns casos, alguns dias, esta aparência desaparece. Para algumas pessoas esta aparência “mais cheia” pode perdurar durante algumas semanas. Preenchimentos que são derivados de origem que não seja humana requerem teste de alergia de pré-tratamento
• Acne;
• Anticorpos ou rejeição ao material de preenchimento podem reduzir a eficácia de injeções futuras;
• Assimetria;
• Sangramento;
• Hematomas;
• Preenchimento contendo microscópicas substâncias granulares, em particular de hidroxiapatita de cálcio, pode aglomerar como resultado do movimento da face ou do seu processo de envelhecimento natural. Com o passar do tempo estes aglomerados podem se transformar em caroços ou nódulos. A cirurgia remove os caroços;
• Infecção no local da injeção;
• Coceira;
• Migração do material de preenchimento para longe do local original;
• Necrose (morte da pele);
• Vermelhidão;
• Erupção cutânea;
• Sensibilidade da pele;
• Inchaço;
• Dormência temporária;
• Paralisia temporária dos músculos faciais;
• Sub ou sobrecorreção de rugas.
ATENÇÃO: O cirurgião plástico é o profissional qualificado para realizar o procedimento com o menor risco possível e é treinado para tratar qualquer eventual complicação. A segurança do paciente vem sempre em primeiro lugar!
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica